Recent Posts

O papel das virtudes na educação das crianças

Por que você precisa aprender agora sobre a criação de virtudes no seu filho?

Talvez você esteja passando por um cenário onde já teve que aprender várias coisas novas, seja ter que equilibrar o trabalho doméstico com o profissional, mais o cuidado com as aulas do seu filho ou algo do tipo.

E, com isso, deve estar se perguntando o porquê de ter que aprender mais uma coisa agora, se tempo é algo que você praticamente não tem.

Se essa é a primeira pergunta que veio na sua cabeça, te digo o seguinte:

Em uma crise, as dificuldades vêm para nos comunicar algo e precisamos estar atentos a isso.

Isso significa que sim, a sua quantidade de tarefas a executar e equilibrar aumentou mesmo.

Mas enquanto esse turbilhão de coisas acontecem na sua vida e na vida de várias outras pessoas, quem vai estar um passo à frente quando tudo isso acabar, é quem parar para definir as suas prioridades.

Eu e você, na verdade, todos nós conhecemos alguém - que dirá até nós mesmos - que lamenta não ter feito algo na vida. Lamenta ter deixado algo passar em branco, algo que era importante demais, mas que em meio a confusão do dia a dia acabou ficando pra trás.

Isso é algo que não pode acontecer com a educação do seu filho. Principalmente no que diz respeito às virtudes que você irá cultivar nele.

Mas como você pode fazer isso?

Você não vai saber como agir se não entender o que é educação, se não souber o que é virtude e se achar que vai aprender sobre esses assuntos somente focado em leituras e teorias.

Porque não vai mesmo. Você não vai conseguir que seu filho seja uma pessoa virtuosa, se achar que é só você seguir uma receita de bolo que ele estará pronto.

Entende o seguinte: educar é uma ação que a gente exerce sobre outra pessoa para ajudá-la a ser humana.

Os pais conduzem os seus filhos através de dois motores: inteligência e afetividade.

E essa condução precisa ser direcionada para algum lugar. Que pessoa você está formando com os exemplos que dá e com as lições que ensina? Já parou pra pensar nisso?

Eu já. Precisamos educá-los com virtudes.

Para que isso aconteça é necessário prática.

A virtude, nada mais é, do que ter disposição para buscar e realizar o bem. E isso não nasce com a gente.

Assim como uma pessoa precisa estar determinada a aprender violão e depende de alguém e de muita prática para conseguir, os filhos também precisam dos pais e de frequência para agir intencionalmente para o bem, por mais que isso doa.

O que movimenta uma criança é o prazer e a dor. Esse é o movimento natural delas e de adultos imaturos: buscam pelo prazer e fogem da dor.

Quando nos propomos a educar alguém, precisamos mostrar que as escolhas da vida não estão baseadas entre prazer e dor. E sim entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, a justiça e a injustiça. Essas são as verdadeiras escolhas que estamos expostos.

Seu filho precisa chegar num ponto que entenda que ele deve escolher a verdade independente dela causar dor ou não. Deve pautar as decisões dele entre certo e errado e não em: “se eu contar a verdade vou ficar de castigo.”

Quando você escolhe entrar numa relação superprotetora com o seu filho ou evita que ele passe por qualquer tipo de dificuldade ou atende a todas as vontades dele, não está preparando para que ele viva na felicidade e sim no oposto dela.

Eles podem escolher um bem e passar por um pequeno sofrimento. Porque vai ficar tudo bem.

Abrir mão de prazeres traz felicidade. Quem faz dieta e consegue o corpo que sempre sonhou está aí e não me deixa mentir.

Por isso, comece por aqui: mostre para o seu filho, nas suas ações do dia a dia que a nossa vida tem sentido quando paramos de olhar só para nós. Quando pensamos em que atos bons podemos fazer, pensando em primeiro lugar, no outro.

É comprovado pela ciência que quando fazemos algo por alguém, estamos produzindo o mesmo hormônio de uma mãe ao amamentar o seu filho. Ou seja, estamos fazendo o bem não só para o outro, mas também para nós mesmos.

Para que seu filho seja um adulto maduro, bem-sucedido e esclarecido consigo mesmo precisará dessa base e eu te garanto que você é a melhor pessoa para fazer isso por ele.


Contatos

(21) 2436-0777

Local

Estrada dos Três Rios, 763

Freguesia - Jacarepaguá

Rio de Janeiro, RJ

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 Camões-Pinochio