Recent Posts

Um projeto de leitura e a importância na geração de autonomia

“ O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito”.

Amos Alcott


A escrita, quando surgiu no contexto humano, na Idade do Bronze, a partir da porto-escrita do final do período Neolítico, trouxe um importante papel na comunicação. Os vestígios mais antigos são as Tábuas Tartaras descobertas na Romênia, com datação estimada de 5500 a. C, objeto de controvérsia entre arqueólogos.

A história da escrita começou com a forma de grafar denominada de cuneiforme, surgida na Mesopotâmia por volta de 3000 anos a.C. Depois, os egípcios com os hieroglíficos, que utilizaram nos textos religiosos. Também na China, os hieróglifos foram empregados e até hoje utilizados com algumas alterações.

Foram os fenícios que chegaram à representação fonética, criando as consoantes. Depois os gregos acrescentaram as vogais e os símbolos chegaram à quantia de 26 sinais. Esse é o nosso atual alfabeto.

No período do Renascimento, séculos XIV ao XVI, dentre os muitos inventos, a imprensa foi criada, em 1450, por Johann Gutenberg, alemão de origem. Até este momento, ler e escrever não fazia parte da vida de todos. Hoje, a escrita está presente e com grande diversidade de textos em toda sociedade.

Ler, potencializa a autonomia, por capacitar a compreensão e interação com o mundo e a interpretação dos diferentes gêneros textuais.

No Camões-Pinochio há incentivo a leitura desde a Educação Infantil até a 3ª Série do Ensino Médio. Com uma parceria firmada com a “Árvore de Livros”, nosso projeto de leitura tem por objetivo permitir que os professores utilizem mais livros ou parte deles, durante o período letivo.

“A Árvore de Livros nasceu de um sonho: transformar a educação por meio da leitura. Desde 2014, trabalhamos acreditando que a educação é a chave para formar cidadãos mais críticos e atuantes”.

Com acervo com mais de 30000 livros, é uma parceira nos permite estimular a leitura com a devida adequação dos títulos às faixas etárias dos nossos alunos.


Contatos

(21) 2436-0777

Local

Estrada dos Três Rios, 763

Freguesia - Jacarepaguá

Rio de Janeiro, RJ

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 Camões-Pinochio